- LAB/MG Mutirão -
Uma rede colaborativa, o LAB/MG MUTIRÃO surgiu a partir da articulação da consultora – Cláudia Morais da Pro-Arte Consultoria (Uberaba/MG) junto à Associações Mineiras de Municípios com as quais tinha proximidade e/ou já tinha parcerias em trabalhos anteriores: AMNOR (Paracatu), AMVAP (Uberlândia), AMVALE (Uberaba), AMEG (Passos), AMOG (Guaxupé), AMAPAR (Patos de Minas). Se juntaram ao grupo alguns municípios da região de Frutal e Araxá e recentemente os municípios da região metropolitana de Belo Horizonte e que não estavam ligados a nenhuma associação.
Hoje com cerca de 100 municípios diagnosticados quanto à gestão da Cultura e da Lei Aldir Blanc e outros 20 em processo, vem trabalhando para que todos desde grupo possam cadastrar seus planos de ações, receber o recurso, realizar a regulamentação jurídica para a aplicação dos recursos nos municípios e a descentralização por meio das ferramentas disponíveis para o Inciso II – Subsídio e o Inciso III – editais, chamadas públicas, prêmios, etc., do artigo segundo da Lei 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).
Esta rede foi assistida pelo José de Oliveira Jr. – Diretoria de Economia Criativa – SECULT-MG e pelo Guilardo Veloso – membro do CONSEC-MG
Objetivos:
– Colaborar GRATUITAMENTE em todo o processo de descentralização dos recursos da LAB com todos os municípios associados e do entorno das entidades associativas até que o recurso chegasse aos agentes culturais.
Como nos organizamos:
– Reuniões online pelo Google Meet.
– Comunicação – e-mail e grupos de WhatsApp – um geral para equipe de colaboradores e outros 7 para as associações e 1 para os municípios não associados.